Comunicações 30/04 15h30-17h00

2ª Sessão – Dia 30/04 (terça-feira) – 15h30 as 17h00

 

Sala 1

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Moyses Gonçalves Siqueira Filho
 T1 O MATERIAL DOURADO E SUA APLICABILIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS
Josélia de Souza Soares Ferreira
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida

UNIC

T2 MARIA MONTESSORI E OS MATERIAIS PARA O ENSINO: a materialização de saberes
Alan Marcos Silva de Rezende

UNIFESP

 T2 A PEDAGOGIA MONTESSORIANA: o ensino de Aritmética no período pré-elementar
Karina Grzeça
Maria Cecília Bueno Fischer

UFRGS

Edilene Simões Costa dos Santos
T2 EXERCÍCIOS E PROBLEMAS POR ANDRÉ PEREZ Y MARYN: uma análise do livro Lições de Artihmetica (São Paulo – 1913)
Karina Cristina dos Santos Pavarin

UNIFESP

T2 SABERES PARA ENSINAR PROBLEMAS: uma análise dos artigos da Revista de Educação (São Paulo, 1933-1943)
Andréia Fernandes de Souza

UNIFESP

T3 UM EXAME DO MANUAL ARITHMETICA PRIMARIA DE ANTÔNIO TRAJANO: indícios do método intuitivo de Calkins
Daiane de Santana Santos
Ivanete Batista dos Santos

UFS

Neuza Bertoni Pinto
T1 VESTÍGIOS DE SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES NORMALISTAS CARAVELAS – BA
Rosângelo Jesus da Rocha

SEED-BA

T2 UM TRABALHO DE EXPERTISE: a utilização de materiais didáticos presentes nos artigos de Geometria da profª. Emilia Truran na Revista do Ensino de Minas Gerais
 Robert Rene Michel Junior

UFJF

T3 Materiais Didáticos: recursos elaborados a partir do saber para ensinar matemática e historicamente utilizados pelos professores das séries iniciais
 Regis Veríssimo Lamas de Oliveira

UFJF

 

Sala 2

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Aparecida Rodrigues Silva Duarte
 T1 HISTÓRIA DAS DISCIPLINAS ESCOLARES: a constituição da disciplina matemática financeira
 Liceia Alves Pires

PUC-PR

 T2 CÁLCULO MENTAL: uma caracterização possível
Antônio Robert Chagas Conceição

UNIFESP

T2 MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS DISCIPLINAS ARTES INDUSTRIAIS E DESENHO APLICADO EM 1950 E 1960: o caso da Escola Normal anexa ai Ginásio de Jequié  e as orientações dos manuais de metodologia.
Marly Gonçalves da Silva
Janice Cassia Lando

UESB

Diogo Franco Rios
 T1 REVISTA EDUCAÇÃO: uma caracterização de recursos didáticos prescritos para o ensino de aritmética entre os anos de 1927 e 1928
 Rejane Santos
Ivanete Batista dos Santos

UFS

 T2  A presença dos saberes aritméticos no manual didático “Os Centros de Interesse na Escola (1931)
Juliana Chiarini Balbino Fernandes

UNIFESP

 T3 SABERES MATEMÁTICOS E MATERIAIS CONCRETOS NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MINAS GERAIS (1925-1930)
Elenice de Souza Lodron Zuin

PUC-MG

  Denise Medina
 T1 UMA CARACTERIZAÇÃO DAS PRESCRIÇÕES SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA NA REVISTA DO PROFESSOR (1950-1958)
Aila Maiara Santos Nascimento Ivanete Batista dos Santos

UFS

 T2 O GUIA CURRICULAR DE SÃO PAULO PARA O ENSINO DE 1° GRAU DE 1975: orientações para o uso de materiais didáticos
André Francisco de Almeida

UNIFESP

 T3 RECOMENDAÇÕES PARA O USO DIDÁTICO DE MATERIAIS NA ESCOLA PRIMÁRIA: um estudo em revistas pedagógicas (1891-1916)
 Rosimeire Aparecida Soares Borges
Aparecida Rodrigues Silva Duarte
Érica Nadir de Andrade Cruz

UNIVAS-MG

 

Sala 3

Comentaristas

Título do Trabalho

Autores/Instituições

Reginaldo Rodrigues da Costa
  T1 A CARACTERIZAÇÃO DE UMA MATEMÁTICA MODERNA PARA ENSINAR (1960-1990): em busca do saber profissional do professor que ensina matemática
Relicler Pardin Gouveia

UNIFESP

 T2 A ARITMÉTICA PARA ENSINAR ENSINADA: uma percepção de cursos de formação de professores da década de 1980
 Bruna Lima Ramos Giusti

UNIFESP

 T3 OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO, 1890-1940
Luciane de Fatima Bertini

UNIFESP

Marcos Denilson Guimarães
 T1 Materiais Didáticos Prescritos por Autores de Artigos da Revista de Educação para o ensino da Aritmética (1934-1940)
Matheus Matuceli dos Santos

UFS

 T2  O ENSINO DE DESENHO NO MÉTODO INTUITIVO E NA ESCOLA NOVA E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: uma análise de dois livros didáticos
Isabela Magalhães Kirchmair

UFJF

 T3 O USO DOS MATERIAIS CONCRETOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)
Lidiane Gomes dos Santos Felisberto

SEED-PR

  Késia Caroline Ramires Neves
 T1 Saberes para ensinar matemática presentes em livros de Didática Geral e Didática da Matemática
Rogério dos Santos Carneiro
Neuza Bertoni Pinto

REAMEC

 T2 O ENSINO INTUITIVO DE ARITMÉTICA E OS “QUADROS AMERICANOS”: a nova fase de metodização do curso preliminar paulista (final do século XIX)
Marcus Aldenissson de Oliveira

UNESP

 T3 O USO PEDAGÓGICO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELA REVISTA DO ENSINO DO RS: ouvindo professoras primárias
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Aline Reissuy de Moraes
Ariele dos Santos
Melina Nymann dos Santos

UFP